quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Primeiro turno ingrato para o torcedor baiano

Logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Vitória conseguiu um brilhante triunfo contra o Atlético-PR, em Curitiba, por 2 a 0, e na Série B, o Bahia passeou contra o Paraná e venceu também por 2 a 0, pensamos agora vai.

Mas bastaram as rodadas passarem para a famosa agonia começar. No lado do leão, começamos pensando em libertadores, pulamos para melhorar a campanha de 2008, quando terminou em 10º e terminamos o primeiro turno na 11ª.

Para não pensarem que sou eu pegando no “pé” do leão, é só comparar as duas campanhas. Em 2008, Vitória acabou o primeiro turno com 32 pontos conquistados, com 10 triunfos, dois empates e sete derrotas. Já em 2009, o rubro-negro acabou com 25 pontos conquistados, sete triunfos, quatro empates e oito derrotas.

Já o tricolor de aço viveu uma agonia ainda pior, logo no começo da Série B tínhamos o pensamento em subir para Série A, mas com o passar das rodadas começamos a ver novamente o abismo da Série C, quando o tricolor chegou a ocupar a 16ª posição e hoje está em 13º, já que o primeiro turno se encerra ainda neste sábado.

Em 2009, o Bahia somou apenas 24 pontos ganhos, com seis triunfos, seis empates e sete derrotas, e ocupa a 13ª colocação provisoriamente. Já em 2008, o esquadrão de aço ganhou sete vezes, empatou oito e perdeu quatro.

Depois desses números desanimadores pensaríamos em desistir dos nossos clubes, mas eis que surge mais uma esperança, ou ilusão como vocês queiram encarar.

O Vitória tem o retorno do contestado Vágner Mancini, mas foi o responsável pela boa campanha em 2008, quando o Vitória terminou a Série A na 10ª posição, garantindo o leão na Sulamericana.

Já o Bahia teve uma evolução muito grande no seu futebol, após a estreia do treinador Sérgio Guedes, dos meias Juninho, Paulo Isidoro, Juliano e de Nádson, ainda espera mais de Jael para incluí-lo na lista dos responsáveis pela melhora do tricolor.

Mesmo sendo uma utopia, espero poder comemorar no final do ano os dois clubes entre os quatro primeiros, da Série A e B, com isso garantindo o Leão na Libertadores e o Tricolor de Aço na Primeira Divisão.

Até basta sofrer. Aliás, torcer muito.
Marcos Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário